Execução de Projetos de Tirantes Protendidos

A acentuação da necessidade de amplificar a capacidade técnica e produtiva dos processos exercidos nos setores de construção civil, motivou tanto o desenvolvimento quanto o surgimento de recursos tecnológicos e metodologias altamente eficazes.

Dentre as técnicas provindas desse progresso, a aplicação de tirantes protendidos se destaca devido ao fato de ser comumente empregada, proporcionando as condições ideais para a atuação em áreas próximas a terrenos íngremes.

Por que a execução de projetos de tirantes protendidos é fundamental?

Primeiramente, um tirante se trata de um aparato constituído por materiais resistentes a tração, tais como monobarra, cabos de aço, cordoalha e fios, onde a composição varia de acordo com as especificações do projeto.

Exibindo de modo generalizado, após a realização da perfuração, os tirantes são introduzidos no maciço de forma vertical ou sub-horizontal. Já o alicerçamento, o mesmo é executado com a injeção de calda de cimento no interior de cada cavidade contendo o tirante, compondo o buldo de ancoragem.

Uma vez que o buldo de ancoragem se encontra conectado à parede estrutural, a execução de projetos de tirantes protendidos garante com que taludes naturais e artificiais sejam estabilizados, impedindo o ocasionamento de adversidades como os deslizamentos.

Além do mais, o grande diferencial em aplicar um tirante protendido é verificado no fato desse elemento originar um estado de tensionamento preventivo. Em outras palavras, é aplicado um coeficiente de força na estrutura de contenção criando uma resistência ao maciço.

Dessa forma, a execução de projetos de tirantes protendidos supervisionada e planejada por uma empresa responsável representa a resposta para impulsionar a efetividade das suas obras.

Criado em: 11/06/2018 - 17:57


Sobre a categoria dessa página Contenção de Solo: Confira artigos a respeito de contenção de solo, prontos para sanar suas dúvidas sobre o melhor para a sua obra.